Publicação 21/05/2025 12:39, Atualização 09/07/2025 14:27

O Detran em Movimento do último sábado (17) transmitiu entrevista com o médico Laécio Bragante, diretor do Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, e com Carolina Vieira, ativista pelos direitos da pessoa com deficiência (PCD). Dando continuidade às discussões propostas em alusão ao Movimento Maio Amarelo, os convidados trouxeram informações sobre o impacto dos sinistros de trânsito na rede hospitalar e na vida das vítimas.
De acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde, os hospitais de trauma do Estado atenderam, apenas no ano de 2024, quase 22 mil vítimas de sinistros de trânsito, sendo registrados 854 óbitos em decorrências de acidentes de transporte terrestre no período. Para o doutor Laécio, esses números revelam uma realidade preocupante, pois para além do quantitativo de sinistros, existem vidas interrompidas, famílias abaladas e uma rede de saúde sobrecarregada.
Ele lembra da importância de campanhas educativas na prevenção e redução dos números. “Toda vez que há uma campanha a gente registra imediatamente uma redução desses incidentes de trânsito. E, infelizmente, com pouco tempo depois, começa a voltar. Então devem ser campanhas permanentes, repetitivas, para que mantenha-se permanentemente o alerta e que se evite tantos acidentes como temos registrado”, destacou.
Vítima de sinistro no ano de 2007, Carolina Vieira passou a conviver com sequelas permanentes em consequência da colisão que a deixou paraplégica. Na ocasião, Carolina estava a caminho de uma consulta médica, de carona em uma motocicleta, quando houve um choque com um carro e ela foi arremessada na direção de outro veículo, que vinha no sentido contrário.
Como parte do processo de recuperação, ela conta que acabou se voltando para a defesa dos direitos para PCD e alerta quanto à necessidade de se estar atento no trânsito. “O bem maior que a gente tem é a vida. No trânsito a gente precisa desacelerar e passar a focar na prioridade, que é o seu bem-estar, a sua vida é o bem maior. Então, a mensagem que eu deixo é exatamente essa. Desacelere, porque o seu bem maior é a vida. E no trânsito, você não pode ter outra prioridade a não ser a sua vida. Então fica o respeito ao próximo, respeito às leis de trânsito e desacelerar”, refletiu.
O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify e Deezer, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.
Ouça agora!
08/07/2025
Esse saldo positivo se deu por meio da atuação da Operação Lei Seca
01/07/2025
Com um investimento de quase R$ 6,5 milhões, os serviços contemplaram todas as dependências do prédio
30/06/2025
As prisões ocorreram nos dias 1º, 8, 13 e 20 de junho
16/06/2025
Na grande maioria, as blitzen foram realizadas no Parque do Povo e nas principais avenidas de Campina Grande