Publicação 03/07/2025 03:46, Atualização 09/07/2025 14:27

No Detran em Movimento do último sábado (28) a radialista Suely Gonçalves conversou com Dilo Alves, coordenador do Registro Nacional de Condutores Habilitados (Renach). Nesta edição, o programa tirou todas as dúvidas em relação ao procedimento e requisitos necessários para quem deseja adquirir sua primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Para esclarecer as dúvidas e orientar sobre o que é necessário para iniciar o processo, Dilo explica quais documentos são exigidos, os exames obrigatórios, as aulas teóricas e práticas, além de destacar os cuidados que o candidato deve ter ao longo do percurso e após ser considerado apto.
Ele lembra que a CNH possui categorias (A, B, C, D e E) e que cada categoria permite a condução de um tipo diferente de veículo. Porém, na primeira habilitação, o condutor só pode obter a CNH nas categorias A, B ou AB (ambas as categorias).
“A categoria A é destinada para o condutor que quer conduzir veículos de duas rodas, as motos e motocicletas. A categoria B é o carro que a gente vê em grande número nas cidades, é o carro de passeio. A categoria C é destinada para quem quer conduzir os caminhões, é aquele veículo maior e que é destinado à carga. A categoria D é de passageiros, para quem quer conduzir, por exemplo, os transportes coletivos. E, por fim, a categoria E é destinada àqueles carros articulados, as carretas,” informou.
O Detran em Movimento é apresentado pela radialista Suely Gonçalves e vai ao ar todos os sábados, às 9h30, pela Rádio Tabajara FM (frequência 105,5 Mhz). Também está disponível nas plataformas de streaming. Você pode conferir este e outros episódios, procurando por Detran em Movimento em serviços como Spotify e Deezer, ou clique no player abaixo para ouvir o programa aqui do site do Detran-PB.
Ouça agora!
08/07/2025
Esse saldo positivo se deu por meio da atuação da Operação Lei Seca
01/07/2025
Com um investimento de quase R$ 6,5 milhões, os serviços contemplaram todas as dependências do prédio
30/06/2025
As prisões ocorreram nos dias 1º, 8, 13 e 20 de junho
16/06/2025
Na grande maioria, as blitzen foram realizadas no Parque do Povo e nas principais avenidas de Campina Grande