Publicação 12/06/2025 13:08, Atualização 09/07/2025 14:27
Representando a Associação Nacional dos Detrans (AND), o superintendente do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB), Isaías Gualberto, foi um dos palestrantes na abertura do 121º Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, nessa quarta-feira (11), em Campina Grande.
Durante sua participação, o superintendente abordou o tema “Medidas mitigatórias para redução de mortes por motocicletas”. Ele destacou que as principais medidas para promover maior segurança e reduzir os índices de sinistros são mudança cultural, educação para o trânsito, aumento da fiscalização, municipalização do trânsito e endurecimento da legislação.
Em sua apresentação, Isaías Gualberto ainda ressaltou a importância da integração entre os diferentes órgãos de mobilidade e toda a sociedade civil para, através das medidas propostas, se alcançar o objetivo da redução de mortes e sinistros. Os pontos destacados por ele foram a mudança cultural e o desenvolvimento de programas de educação para o trânsito, com a participação ativa da sociedade.
“Uma mudança cultural que a gente tem que ter, é principalmente com a questão do mal uso do veículo, da motocicleta, no geral. No Brasil, e aqui na Paraíba, aumentou em 64% nos últimos 10 anos o número da frota de motocicleta. Hoje no norte e nordeste do país, na maioria dos estados, a frota de 2 rodas é maior que a frota de 4 rodas”, enfatizou o superintendente.
O encontro, promovido pela Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) em parceria com a Prefeitura de Campina Grande, realizado até esta quinta-feira (12), reúne gestores de mais de 80 cidades brasileiras e discute temas como o Marco Legal do Transporte Público (PL 3287), o PAC 3 para a mobilidade, a redução de mortes por motocicletas e a implantação de ônibus elétricos nas cidades.
08/07/2025
Esse saldo positivo se deu por meio da atuação da Operação Lei Seca
01/07/2025
Com um investimento de quase R$ 6,5 milhões, os serviços contemplaram todas as dependências do prédio
30/06/2025
As prisões ocorreram nos dias 1º, 8, 13 e 20 de junho
16/06/2025
Na grande maioria, as blitzen foram realizadas no Parque do Povo e nas principais avenidas de Campina Grande